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sábado, 1 de setembro de 2012

Educação no Brasil

Brasil ainda tem 1,4 milhão de crianças de 4 e 5 anos fora da escola

Até 2016, o Brasil tem a obrigação de incluir todas as crianças de 4 e 5 anos na escola. A tarefa não será fácil: de acordo com relatório lançado nesta sexta-feira pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), há 1,4 milhão crianças nessa faixa de idade que não estão matriculadas no sistema de ensino. Uma emenda constitucional aprovada em 2009 ampliou a faixa etária em que a frequência à escola é obrigatória. Antes, apenas a população de 7 a 14 anos tinha que estar necessariamente matriculada no ensino fundamental, mas a partir de 2016 o ensino obrigatório irá cobrir desde a pré-escola até o ensino médio (dos 4 aos 17 anos).
 
O relatório Todas as Crianças na Escola em 2015 - Iniciativa Global pelas Crianças Fora da Escola - baseou-se em estatísticas nacionais, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2009. No total, cerca de 3,7 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos estão fora da escola no Brasil. A maior defasagem é na pré-escola e no ensino médio, já que entre os brasileiros de 6 e 14 anos o grupo que não frequenta a escola é menor, cerca de 730 mil.

Entre os brasileiros de 4 e 5 anos que não estão matriculados nos sistemas de ensino, a maior parte é negra - 56% do total. A renda também é um fator que influencia o acesso à educação. Enquanto 32% das crianças de famílias com renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo estão fora da escola, apenas 6,9% daquelas oriundas de famílias com renda superior a dois salários mínimos per capita estão na mesma situação. Os números indicam que a frequência ainda insuficiente de crianças de 4 e 5 anos está relacionada, muitas vezes, à falta de vagas na rede pública. Por isso, no grupo com renda um pouco maior (dois salários per capita), o percentual de crianças fora da escola é menor, já que nesse caso a família acaba optando por pagar uma escola particular.

Para Maria de Salete Silva, coordenadora do Programa de Educação do Unicef no Brasil, o desafio é grande, mas algumas iniciativas governamentais, como o Proinfância, que tem a meta de construir 6 mil creches em todo o país até 2014, são respostas interessantes ao problema. "A última política do governo, o Brasil Carinhoso, prioriza as famílias abaixo da linha da pobreza no acesso à escola e ataca exatamente essa desigualdade", aponta.
A representante do Unicef ressalta, entretanto, que o maior desafio está "na outra ponta" da educação básica. O relatório diz que 1.539.811 adolescentes entre 15 e 17 anos estão fora da escola. Nesse caso, os problemas de frequência não estão tão relacionados à falta de vagas, mas ao desinteresse da população nessa faixa etária pelo ensino médio. Para muitos jovens já envolvidos com o mercado de trabalho, a escola é pouco atrativa.
"Isso requer uma mudança muito grande no ensino médio. Estamos com a maior população de adolescentes da história do Brasil, a gente não pode perder isso e esperar para resolver na próxima geração porque está condenando o país a ter milhões de adultos sem formação escolar", avalia Salete.
Segundo ela, não será necessário apenas ampliar as vagas para incluir os jovens que estão fora da escola, mas torná-la mais atrativa para a realidade deles. "Você precisa trazer o aluno e incorporar na escola aquilo que é parte do projeto de vida deles. A escola está longe da vida dos adolescentes", aponta.

Para incluir toda a população de crianças e jovens ainda fora da escola, o estudo aponta como uma das medidas necessárias a ampliação dos recursos para a área. O Unicef apoia a meta de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE) que está em debate no Congresso Nacional.
"A gente discorda de quem acha que o problema da educação no Brasil não é dinheiro, mas gestão. Nós temos problemas sérios de gestão, mas só com os recursos que temos hoje não conseguimos fazer tudo que é necessário: incluir todos na escola, ter qualidade, professor bem remunerado e capacitado, escola com boa infraestrutura. O desafio é enorme", argumenta.

O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), César Callegari, destaca que o governo federal tem lançado diversas ferramentas para ampliar o acesso de crianças à pré-escola. Entre elas, cita o Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), que prevê a construção de 5,5 mil creches e pré-escolas, o Brasil Carinhoso, que reforça a transferência de renda e fortalece a educação com aumento de vagas nas creches, e o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), que oferece apoio técnico e financeiro aos estados e municípios para implementação da política de educação do campo.
Callegari lembra que entre as preocupações do governo também está o aumento da qualidade do ensino para tornar a escola mais atrativa a jovens e adolescentes. Lembra ainda que o MEC investe anualmente mais de R$ 1,5 bilhão em material didático, livros e jogos para melhorar o suporte educacional a essa faixa etária.

O secretário informou que a pasta está elaborando uma proposta de inovação curricular para aumentar o interesse de jovens de 15 a 17 anos que ainda estão no ensino fundamental e acabam abandonando as salas de aula porque, por terem repetido o ano, têm que conviver com crianças mais novas. Segundo ele, as medidas, que ainda serão discutidas com estados e municípios, só devem ser anunciadas no ano que vem.

O secretário defendeu a ampliação dos investimentos em educação, principalmente com a utilização de recursos provenientes dos royalties do pré-sal. "Eles serviriam para valorizar e remunerar melhor os professores, melhorar as condições físicas das escolas, com laboratórios e bibliotecas, e o atendimento a crianças e jovens com deficiência". A educação básica conta hoje com repasses que correspondem a 4,3% do Produto Interno Bruto (PIB).

CIENTEC 2012

CIENTEC encerra inscrições de trabalhos nesta segunda-feira, dia 3

Dia 3 de setembro, próxima segunda-feira, é o ultimo dia de inscrições de trabalhos para XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC 2012), que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, de 23 a 27 de outubro.

Os interessados (alunos, professores e técnicos-administrativos) podem inscrever banners e estandes (estes específicos para servidores da UFRN), como também palestras, oficinas, minicursos, grupos, artistas e projetos culturais.

O cadastro é realizado através do Portal de Eventos da UFRN, acessado pelo site da CIENTEC ( www.cientec.ufrn.br) no menu inscrição e em seguida inscrições de trabalhos ou oficinas.

Este ano a CIENTEC tem como tema “Energias: sustentabilidade, desenvolvimento e seus impactos”. Alguns eventos já foram confirmados, como mais uma edição da Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLIQ) e a Cientec Cultural, que nesta edição terá como tema “Sinergia Cultural: arte e desenvolvimento social”.

Esta edição da Cientec Cultural, segundo a coordenadora Teodora Alves, evidencia o que a Universidade tem no contexto cultural, fazendo com que a população conheça o que se produz na Instituição. A programação está sendo formatada com o término das inscrições e análise dos trabalhos.

Voluntários para a Copa do Mundo 2014

Projeto UFRN na Copa realiza inscrição de voluntários para a Copa do Mundo de 2014

O Projeto de Extensão UFRN na Copa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, chama a atenção para os estudantes interessados em se inscrever como voluntários na Copa do Mundo, que será realizada em Natal, além de outras cidades-sede do país, pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) em 2014.

Para realizar a inscrição, o estudante interessado deve preencher o formulário que consta no site da Federação Internacional, através do endereço eletrônico: http://pt.fifa.com/worldcup/organisation/volunteers/welcome.html.

O Projeto UFRN na Copa tem como objetivo qualificar o planejamento, o controle e a avaliação do futebol potiguar, antevendo o legado que a Copa Mundo 2014 poderá deixar na cidade do Natal.

O programa é aberto a toda a sociedade acadêmica, ou seja, discentes, docentes e técnico-administrativos. Informações mais detalhadas sobre o projeto podem ser obtidas acessando o site: www.ufrnnacopa.ufrn.br.

Cursos da OAB/RN

OAB divulga programação de cursos gratuitos no RN

A Escola Superior de Advocacia da OAB/RN promove cursos gratuitos no mês de setembro na sede da Seccional Potiguar sobre interpretação contratual, aspectos polêmicos da execução: o CPC atual e o projeto do novo CPC, bem como sobre improbidade administrativa.

O evento é destinado a advogados, estudantes e interessados. Para participar basta enviar nome e telefone para esa@oab-rn.org.br e na abertura do debate doar 2 kg de alimentos não perecíveis para serem encaminhados à instituição de caridade.

PROGRAMAÇÃO

INTERPRETAÇÃO CONTRATUAL
Dias: 10 e 11/09
Horário: 09h30
Carga horária: 6h

ASPECTOS POLÊMICOS DA EXECUÇÃO: O CPC ATUAL E O PROJETO DO NOVO CPC
Dias: 10, 11, 12 e 13/09
Horário: 19h
Carga horária: 8h

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Dias: 19 e 20/09
Horário: 19h
Carga horária: 4h

OUTLOOK: GERENCIANDO SEUS CONTATOS E SUA AGENDA
Dia: 27/09
Horário: 19h
Carga horária: 3h

Mais informações pelo telefone 4008-9400.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Nota de Esclarecimento

Secretaria de Estado da Educação emite nota de esclarecimento sobre ônibus escolares

NOTA DE ESCLARECIMENTO - Ônibus Escolares

Os ônibus destinados ao transporte escolar são adquiridos por meio de recursos próprios do Estado e de convênio com o FNDE-MEC. A Secretaria de Estado da Educação, por sua vez, celebra convênio com os municípios, cedendo os ônibus e responsabilizando cada prefeito pela gestão do transporte. Uma exigência do convênio é que os ônibus sejam utilizados para transporte exclusivo de estudantes da Educação Básica. Compete aos gestores e à sociedade organizada acompanhar a correta utilização do transporte escolar.

Betania Leite Ramalho
Secretária de Estado da Educação e da Cultura 

Por Assessoria Seec

Avaliação do INEP para o IFRN

Cursos Superiores do IFRN recebem nota 4 em avaliação do INEP

Cursos Superiores do IFRN recebem nota 4 em avaliação do INEP
Nos dias 20 e 21 de agosto de 2012, o IFRN recebeu avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) para reconhecimento de quatro cursos de graduação, as Licenciaturas em Física (Câmpus Santa Cruz) em Química (Câmpus Apodi e Currais Novos) e o Tecnólogo em Gestão Pública (Câmpus Natal - Central). Todos os cursos avaliados receberam o conceito preliminar 4. 
A nota máxima atribuída pelo MEC é 5 e o referencial mínimo de qualidade é caracterizado pela nota 3. O conceito 4 significa que o curso possui um nível mais alto que o essencial e está próximo da nota máxima. Além disso, o reconhecimento de curso dado através dessa avaliação, segundo o Art. 34, do Decreto nº 5.773/2006, é condição necessária, juntamente com o registro, para a validade nacional dos respectivos diplomas emitidos pelos cursos de nível superior.
Na avaliação, entre as atividades programadas, foram realizadas visitas às instalações internas dos câmpus, reunião com dirigentes, com professores, com alunos, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e com o Núcleo Docente Estruturante (NDE).   
Segundo a diretora de avaliação e regulação do Ensino do IFRN, a professora Izanny Brito, "o ótimo resultado das avaliações foi fruto de um trabalho sistemático e articulado com os câmpus, contando com a realização de videoconferências, de um seminário para coordenadores de cursos e de uma formação sobre o sistema de gerenciador de avaliações, o e-MEC". 
A diretora destacou ainda como fundamental a reorganização da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a realização de avaliações internas nos câmpus, para as quais foram criadas comissões internas do IFRN que visitaram e avaliaram previamente os cursos selecionados pelo INEP. "Por isso, agradecemos a todos que se empenharam no processo de organização dos cursos antes e durante a avaliação", pontuou Izanny. 

O diretor acadêmico do Câmpus Currais Novos, Ramon Viana, destacou o empenho e a dedicação da administração, dos professores, dos alunos e dos técnicos administrativos para a conquista do resultado: “Agradeço e parabenizo a todos os professores, técnicos administrativos, que pertencem e também aos que pertenceram ao nosso Câmpus, e estudantes que estiveram conosco nessa caminhada para este grande resultado, em especial ao Professor e Coordenador Jackson, que não mediu esforços para que tivéssemos êxito neste processo de Avaliação Institucional”.

Para a professora Maria Emília, coordenadora da Licenciatura em Física do Câmpus Santa Cruz, o resultado alcançado nesta avaliação servirá como estímulo para o nível de excelência que o curso traçou como meta.
Fonte: Portal IFRN

Previsão de vagas

Governo Federal vai criar 63 mil vagas para cargos públicos em 2013

Governo Federal vai criar 63 mil vagas para cargos públicos em 2013
O governo federal prevê a criação de 63 mil vagas para cargos públicos em 2013. Os novos postos de trabalho estão previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa), que foi enviado dia 30 ao Congresso Nacional.

Segundo o Ministério do Planejamento, deste total, a previsão é que 61.682 vagas sejam preenchidas já no ano que vem. As vagas devem ser preenchidas por concurso público. No entanto, as contratações devem obedecer às necessidades de contratação dos diversos órgãos e entidades públicas.

Das vagas previstas, 53 mil serão para preencher cargos no Executivo. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, informou que cerca de 21 mil novas vagas serão para a área da Educação. "São cargos fundamentais para expansão da rede de universidades e alcançar a meta de institutos técnicos no país", disse.

Os novos concursados vão onerar em R$ 3 bilhões os gastos do governo com folha de pagamento em 2013. A despesa será adicionada aos R$ 11,3 bilhões concedidos de reajuste salarial a cerca de 1,7 milhões de servidores, ativos e inativos, do Executivo. Os três poderes totalizam cerca de 1,9 milhões de servidores. A remuneração está atualmente em R$ 198,9 bilhões ao ano.

Concurso

Cespe/UnB fará concurso do Ministério da Saúde para 2,5 mil vagas

São 1.500 vagas de nível médio e 1 mil de nível superior.
Autorização para o concurso foi dada em julho deste ano.

O Ministério da Saúde escolheu o Cespe/UnB para organizar o concurso público para 2.500 vagas em cargos de nível médio e superior para a área de saúde indígena. O extrato de dispensa de licitação foi publicado no “Diário Oficial da União” desta quarta-feira (29), na página 94 da Seção 3.

São 1.500 vagas de nível médio, sendo 70 para agente de saúde pública, 1.370 para auxiliar de enfermagem e 60 para técnico de laboratório. Já para nível superior são 1 mil vagas, sendo 30 para administrador, 45 para assistente social, 540 para enfermeiro, 40 para farmacêutico, 125 para médico, 35 para nutricionista, 165 para odontólogo e 20 para psicólogo. O concurso foi autorizado pelo Ministério do Planejamento, por meio da portaria nº 292.

 O prazo para a publicação do edital de abertura de inscrições para concurso público será de seis meses, contado a partir da publicação da portaria, que foi em julho deste ano.

Investimentos para a Educação

Dilma diz ser oportuno financiar educação com royalties do petróleo

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta quinta-feira que o Congresso aprove a lei que trata da nova divisão dos royalties do petróleo, inclusive da camada pré-sal, e disse que seria oportuno que os parlamentares destinem uma parte do fundo social para aumentar os investimentos em Educação.

"É muito justo que parte do fundo social, aquele que construímos para colocar os recursos do modelo de partilha, seja destinado para a Educação", declarou na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CNDES), no Palácio do Planalto.

A presidente defendeu ainda que não haja alterações nas atuais receitas de exploração de poços de petróleo. "O correto é fazer isso daqui pra frente, sem mexer nas receitas anteriores de petróleo", apontou.

A presidente disse que o governo "sempre" é a favor do investimento em Educação, mas frisou que é necessário que haja uma fonte de recursos para o aumento da verba para o setor. "Por isso concordamos que o Brasil possa gastar mais na Educação. Talvez até dobrar", afirmou, fazendo referência à proposta do Plano Nacional de Educação aprovado por comissão da Câmara que dobra os atuais gastos no setor até o fim da década.

Dilma disse que se houver a proposta de aumento do investimento em Educação sem uma fonte para esses recursos, o país estaria praticando uma "uma imperdoável demagogia" com o setor.
Fonte: UOL-Notícias

Análise

Anos finais do ensino fundamental são esquecidos pelas políticas públicas

A pesquisa "Anos finais do ensino fundamental: aproximando-se da configuração atual", encomendada pela Fundação Victor Civita à Fundação Carlos Chagas, confirmou que esse segmento de ensino tem sido pouco analisado no Brasil.

O estudo investigou essa fase da escolarização, identificando algumas de suas especificidades e desafios para subsidiar novas pesquisas. Os resultados apontam que a defasagem idade-série (29,6%) é um dos grandes problemas desse segmento de ensino, ao lado da dificuldade de permanecer na escola: em 2010, 669.733 (4,7%) alunos abandonaram o ensino fundamental 2. 

Professores e alunos ouvidos na pesquisa identificaram as dificuldades vivenciadas pelos estudantes, no que diz respeito às novas rotinas, exigências e quantidade de docentes, para as quais não existem ações sistemáticas que os auxiliem a se adaptarem a essas condições.
As percepções desses professores sobre os anos finais do ensino fundamental e a entrada na adolescência ficaram circunscritas aos aspectos do cotidiano escolar, sendo pouco notadas as expectativas e a vivência dos adolescentes, que praticamente desaparecem diante da categoria "aluno". 

Além disso, talvez a principal dificuldade desse momento da escolarização seja não se saber bem quais são os objetivos a serem nele alcançados.
De fato, as políticas públicas federais e estaduais voltam-se para o ensino fundamental como um todo e não contemplam as necessidades de alunos e professores do 6º ao 9º ano. Na ótica da União e dos entes federados, esses anos permanecem esquecidos, sem receber a atenção que precisam e merecem. 

Além disso, apesar da legislação nacional prever articulação entre os níveis e fases de ensino, buscando assegurar a continuidade dos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos educandos, não se sabe, ainda, como elas vêm sendo tratadas na formatação do currículo concreto das escolas brasileiras.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Curso

Detran realiza curso de acolhimento para concursados

Os 148 concursados, convocados e nomeados pelo Governo do Estado - na primeira etapa - para cargos de provimento efetivo no Detran-RN, vão participar de Curso de Acolhimento em duas etapas. O diretor Geral do Detran, Willy Saldanha, dará as boas-vindas aos novos funcionários.

O objetivo do curso é retratar a história do Detran, assim como as competências e atividades realizadas por cada setor da organização, a cargo dos coordenadores. A primeira etapa começa às 8h30 dA segunda-feira (03), no auditório da sede do Detran, em Natal, para os concursados lotados na capital, Canguaretama, Ceará-Mirim, João Câmara, Macaíba, Nova Cruz, Parnamirim, São José de Mipibu e São Paulo do Potengi.

Na quarta-feira (05), o curso será ministrado na Segunda Diretoria Regional de Educação em Mossoró, na Rua Cunha da Mota, no Centro, para os servidores que foram lotados nesta cidade, em Açu, Alexandria, Angicos, Apodi, Caraúbas, Macau, Patu, Pau dos Ferros e São Miguel. E na quinta-feira (06), se repete no prédio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó, em Caicó, situada na rua Otávio Lamartine, no Centro, para os concursados lotados nesta cidade, em Currais Novos, Jucurutu, Parelhas e Santa Cruz.

A segunda etapa do Curso de Acolhimento ocorre na segunda quinzena de setembro, na Escola de Governo do Estado do Rio Grande do Norte, localizada em Natal. Serão abordados aspectos relativos à estrutura administrativa do governo do estado, e ministradas palestras sobre Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Desenvolvimento Humano e Governo Eletrônico.

O concurso do Detran foi realizado em 2010 para o provimento de 285 cargos de Assessor Técnico, Assistente Técnico, Eletricista, Programador, Vistoriador, Emplacador e Analista de Suporte. O processo seletivo foi homologado em maio deste ano pela governadora Rosalba Ciarlini, que procedeu, através do Diário Oficial do Estado de 10 de na julho deste ano, à convocação e nomeação, na primeira etapa, de 148 aprovados com a observância da ordem de classificação.

Processo Seletivo

Vagas para Professor Temporário no IFRN

Vagas para Professor Temporário no IFRN
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº. 37, DE 29 DE AGOSTO DE 2012
Com o objetivo de prover duas vagas docentes temporárias para o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) anunciou nesta semana a abertura do processo seletivo 037/2012.

No certame, as ofertas são para as matérias de Gestão da Cadeia de Produção e de Arquitetura, Segurança e Gerência de Redes e Cabeamento Estruturado, com jornadas de 40h semanais e remuneração de R$ 2.215,54.

Para concorrer o candidato deverá possuir graduação e pós-graduação nas respectivas áreas e realizar inscrição de 3 a 16 de setembro, com limite das 22h no último dia, pelo site www.ifrn.edu.br. A taxa será de R$ 55,00.

A informação é de que a seleção terá validade de dois anos, a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final no Diário Oficial da União, com possibilidade de prorrogação por igual período.
O edital completo será publicado em portal.ifrn.edu.br.

FIES

MEC prorroga prazo de renovação dos contratos do Fies até 31 de dezembro

O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), do MEC (Ministério da Educação), prorrogou até 31 de dezembro o prazo para renovação dos contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) feitos entre o segundo semestre de 2010 e o segundo semestre de 2012.

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29). Segundo o texto, os aditamentos de renovação semestral do financiamento, simplificados e não simplificados, deverão ser realizados via internet, por meio do SisFIES (Sistema Informatizado do Fies)

Como participar

O Fies é destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação. O inscrito só começa a pagar o empréstimo depois de terminar a faculdade. O prazo de quitação do financiamento é de três vezes o tempo de uso do benefício, acrescido de 12 meses. A taxa de juros é de 3,4% ao ano.

Para candidatar-se ao Fies os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa, em cursos com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ). O Fies é operacionalizado pelo FNDE.

A inscrição para o Fies pode ser feita pela internet em qualquer época do ano. Os dados do estudante são analisados por uma comissão da própria faculdade ou universidade escolhida. Atualmente, mais de 1.500 instituições de ensino superior estão credenciadas no programa.

Ensino a Distância

Secretaria de Ensino a Distância lança novo portal nesta quinta-feira

A Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da UFRN lança seu novo portal na internet nesta quinta-feira, 30 de agosto. O portal concentra novos conceitos e tecnologias para que o público possa ter acesso aos conteúdos de cada polo e de cursos da SEDIS, com mapas, fotos, vídeos e informações. O lançamento será às 10h, no auditório da Secretaria.

O portal utiliza uma tecnologia que integra o Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle). A SEDIS também está desenvolvendo pesquisas voltadas para o uso da Realidade Virtual e Aumentada com o intuito de aperfeiçoar o nível de interatividade da plataforma da Educação a Distância (EaD), por meio de jogos educacionais.

Além disso, a SEDIS conta com portfólio de novos sistemas focado nos negócios da Secretaria ocasionando a ampliação de serviços que serão prestados à comunidade.

O site da SEDIS: http://www.sedis.ufrn.br/conteudo/capa/index.php.

IFRN

Publicado resultado para Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho

O IFRN divulgou nesta terça-feira (28) o resultado do processo seletivo para cursos Técnicos Subsequentes regido pelo Edital 14/2012 – PROEN. Para o Câmpus Santa Cruz, a seleção foi realizada para o preenchimento de 50 vagas do curso Técnico Subsequente à Distância em Segurança do Trabalho. 

Confira o resultado:

Devido à greve dos servidores do IFRN, as datas para realização das matrículas ainda estão indefinidas. Assim que forem oficializadas, serão divulgadas no www.ifrn.edu.br. Segue a documentação necessária para matrícula:
a) 02 (duas) fotos 3x4 (recentes e iguais);
b) Carteira de identidade (cópia acompanhada do original);
c) Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
d) Certificado de conclusão do ensino médio ou documento equivalente (cópia acompanhada do original);
e) Históricos escolares do ensino fundamental e do ensino médio (cópias acompanhadas dos originais).
f) Título de Eleitor, no caso dos maiores de 18 anos (cópia acompanhada do original);
g) Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 anos do sexo masculino (cópia acompanhada do original);
h) Cadastro de Pessoa Física (CPF) (cópia acompanhada do original);
i) Parecer de equivalência de estudos da Secretaria Estadual de Educação, para os aprovados que realizaram estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior; e
j) Se apresentar documentos em língua estrangeira, estes deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.

Premiação OBMEP

Premiação da OBMEP 2011 é sexta (31) no Hotel Praiamar

Premiação da OBMEP 2011 é sexta (31) no Hotel Praiamar
Na próxima sexta (31 de agosto), às 14h, no Hotel Praiamar, em Natal, haverá a solenidade de premiação da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A direção geral do Campus Natal Central disponibilizará um micro-ônibus para levar os alunos à solenidade, com saída às 13h, de frente da Portaria Interna.

No Rio Grande do Norte, os dois alunos que conquistaram a medalha de ouro no Nível 3 (ensino médio) são do IFRN: Álvaro Tavares de Oliveira – Campus Natal Central – e Juscelino Pereira de Araújo – Campus Caicó. Dos ganhadores da medalha de prata, 11 são do Instituto: seis de Natal; três de Ipanguaçu; um de Mossoró e um de Currais Novos. Já dos 19 alunos que conquistaram a medalha de bronze, 14 também são do Instituto: seis de Natal; quatro de Mossoró; dois de Currais Novos; um de Macau e um de Caicó.

Além dos que foram premiados com medalhas, 98 alunos receberam Certificado de Menção Honrosa, entre alunos dos Campi Natal-Central; Natal-Zona Norte; Mossoró; João Câmara; Santa Cruz; Pau dos Ferros; Currais Novos; Caicó; Ipanguaçu.
O professor Antônio Roberto da Silva, da Diretoria de Ciências do Campus Natal-Central, é um dos três docentes premiados no Rio Grande do Norte. No total, 147 alunos do Estado receberam a menção.

A OBMEP é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Na edição 2011, cerca de 18,7 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados. Para ver todos os premiados do RN na edição 2011, acesse este link.

Lei de Cotas

Lei de Cotas já valerá para quem fizer Enem em 2012

Os estudantes que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 já poderão ser beneficiados pela lei de cotas que reserva 50% das vagas para ex-alunos de escola pública. O projeto de lei foi sancionado nesta quarta-feira pela presidenta Dilma Rousseff, mas na prática só passa a valer para os vestibulares de 2013, inclusive o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A ferramenta unifica a oferta de vagas nas universidades federais e seleciona os estudantes a partir do resultado obtido no Enem.

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o governo fará a regulamentação da lei até o fim de setembro para estabelecer os critérios de implantação das novas regras. De acordo com a lei, as universidades têm o prazo de quatro anos para cumprir integralmente a reserva de 50% das vagas, assim a implantação deverá ser gradual, a depender de cada instituição. Isso significa que não necessariamente todas as universidades terão metade das vagas reservadas já em 2013.

O projeto de lei, aprovado pelo Senado no começo deste mês, prevê que as universidades públicas federais e os institutos técnicos federais em todo o país reservem, no mínimo, 50% das vagas para quem estudou todo o ensino médio em escola pública. Dentro desse percentual, as vagas serão distribuídas a partir de um recorte racial proporcional à composição da população de negros, pardos ou indígenas em cada estado.

A presidenta vetou o segundo artigo da lei que previa a distribuição das vagas a partir das notas obtidas pelo aluno durante o ensino médio. O critério de seleção que será adotado é o Enem. A lei prevê que a política de cotas terá o prazo de duração dez anos. Após esse período, será feita uma avaliação dos resultados, com possibilidade de revisão das regras.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ENEM

MEC quer usar lacre eletrônico para evitar fraudes no Enem

Para aumentar a segurança na aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Ministério da Educação pretende usar lacres eletrônicos nos 45 mil malotes contendo a prova que vai ser realizada neste ano.
O novo mecanismo permitirá ao Inep (órgão ligado ao MEC e responsável pelo exame) saber o momento exato em que cada um dos pacotes foi lacrado, ainda na gráfica, e posteriormente aberto, no local de aplicação do exame.

Caberá aos servidores do Inep colocar o lacre nos pacotes de prova.
O edital de licitação prevê a compra de 100 mil lacres, ao custo de R$ 19,93 milhões.
De acordo com o edital, a intenção do lacre é garantir um "incremento da segurança" e rigor no horário de aplicação da prova. O lacre vai facilitar a identificação de quem cometer eventuais fraudes.

"A existência de instrumento ativo de registro do momento de abertura da embalagem introduzirá à logística do exame maior respeito ao horário definido para tal atividade, mitigando possíveis ações indisciplinadas ou mal intencionadas", afirma o texto do edital.
O documento afirma que os lacres poderão ser usados em todas as provas realizadas pelo Inep -como o Enade, o Revalida e a Prova Brasil. O foco, entretanto, é o Enem, que já enfrentou falhas de segurança.

No ano passado, alunos do Colégio Christus, no Ceará, receberam, antes do Enem, material com questões que caíram na prova.
As questões estavam em um pré-teste do MEC aplicado na escola em 2010 para verificar o nível de dificuldade da prova e, de acordo com a Polícia Federal, elas foram copiadas.

Em 2009, a prova foi furtada da gráfica que a imprimia por um funcionário do consórcio Connasel, contratado para aplicar o Enem.
Em nenhum dos casos o lacre teria evitado o problema.

Congresso de Pedagogia

Natal sedia 1º Congresso de Pedagogia do RN em setembro

Com o tema: "O pedagogo do século XXI e os novos desafios da pedagogia contemporânea", o primeiro Congresso de Pedagogia do RN tem como missão ser um espaço de promoção e fortalecimento da profissão e do profissional do conhecimento, possibilitando a divulgação de trabalhos de pesquisas e de atuações nas diversas áreas de desempenho da pedagogia, dentro e fora dos ambientes escolares. Será também um espaço para reflexões sobre politicas pedagógicas e de discussões sobre relatos de experiências e pesquisas realizadas em articulação com o ensino e a extensão nas instituições de ensino superior.

Assim sendo, a organização do 1º Congresso de Pedagogia do Rio Grande do Norte - 1º CONPED RN, tem a honra de convidar todos os acadêmicos, pesquisadores e profissionais interessados no fortalecimento da pedagogia e valorização do pedagogo, na divulgação das pesquisas desenvolvidas na graduação, pós-graduação e atuação em pedagogia e áreas correlacionadas, para participarem deste evento que terá como foco de debate o despertar de uma identidade profissional mais efetiva e um envolvimento maior dos pedagogos desde sua formação até a sua atuação nas diferentes faces da pedagogia contemporânea.

O evento realizar-se-á dias 08, 09 e 10 de novembro de 2012 no Complexo Cultural de Natal, na Zona Norte, através de palestras, mesas-redondas, oficinas, grupos de trabalhos e apresentações culturais, e tem como público-alvo estudantes da graduação e pós-graduação em pedagogia e suas vertentes, bem como os profissionais pedagogos e das áreas correlacionadas, como: pedagogia formal (Ed. Infantil, Ens. Fundamental, Ed. Inclusiva, EJA, Coordenação e Gestão Pedagógica), pedagogia empresarial, pedagogia hospitalar, pedagogia da terra (Ed. do Campo), pedagogia da informação (Ed. Tecnológica, EAD).

Educação no estado do RN

Governadora participa da abertura da Formação Continuada de gestores escolares

Com a eleição direta para a escolha dos gestores escolares, o Governo do Estado assume a responsabilidade de promover a formação continuada dos gestores. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Educação realiza até a próxima quinta-feira (30), no auditório do Praiamar Hotel, a segunda etapa do curso de formação continuada dos gestores eleitos para o biênio 2012/2013, envolvendo 600 pessoas.

Na manhã desta terça-feira (28), a formação foi aberta com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e da secretária de Educação, Betania Ramalho. Na ocasião, a Governadora lembrou que os gestores foram eleitos pelos que fazem a comunidade escolar. "Eles confiaram em vocês, que agora assumiram uma grande responsabilidade. Assim como é a minha", ressaltou a Governadora.

"É preciso reconhecer que existe um esforço do Governo para tentar mudar o quadro em que encontramos a Educação e estamos mudando, mas para isso precisamos caminhar juntos. E daqui a alguns anos, eu quero lembrar que foram os gestores e diretores das escolas que me ajudaram a dar um salto na Educação do Estado. Trabalho dá, mas desejo que sua escola seja uma escola forte, para que a nossa Educação seja respeitada e valorizada", concluiu Rosalba Ciarlini.

Já a Secretária de Educação lembrou que os gestores se candidataram aos cargos por livre e espontânea vontade e que eles têm um papel decisivo. "Precisamos reconstruir a escola pública, refletindo a partir do papel que cada um de nós devemos assumir neste processo, nossa responsabilidade. Não é qualquer um que pode assumir o comando de uma escola e fazer com que o processo de ensino/aprendizagem aconteça de verdade", ressaltou Betânia Ramalho.

Ela ressaltou ainda o papel da Governadora no processo de reconstrução da Educação do Estado. "A Governadora não tem medido esforços, porque tomou a Educação como prioridade. E se eu estou à frente da Secretaria hoje, diante do quadro que sabíamos que existia, é porque vislumbramos um salto qualitativo com o total apoio dela. Se não fizemos mais até agora é pela ineficiência do processo burocrático que envolve o serviço público e que todos nós conhecemos", continuou a professora.

Betania Ramalho falou também que os novos gestores irão acompanhar a chegada de várias ferramentas às escolas nos próximos meses, que auxiliarão no processo de Ensino/Aprendizagem. "Exemplo disso é a compra de 146 novos ônibus, que já começaram a chegar, a implementação do SIGEduc e a entrega de tablets para todos os professores do Ensino Médio, assim como as lousas interativas.  Também precisamos de uma renovação completa da rede elétrica das escolas, para a chegada desses equipamentos, e a UFRN já está fazendo um levantamento da rede de banda larga, que também precisa ser ampliada", concluiu a secretária.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Fátima Cardoso, também participou da solenidade de abertura e falou que a formação é importante. "É importante, mas é apenas um dos passos de um processo que deve terminar na escola, com o gestor traduzindo o que aprendeu em realidade concreta. O processo termina com as ações empreendidas no interior da escola", destacou.

De acordo com a professora Elizabeth Jácome, responsável pela Coordenadoria dos Órgãos Regionais da Educação - CORE, da SEEC, o objetivo da formação é ampliar a compreensão das vinculações do fazer pedagógico com a gestão e as práticas sociais, tendo em vista a relevância para a instituição de uma cultura de participação e de decisão colegiada dos rumos da escola.

"O desafio de consolidar uma educação democrática e de qualidade, que estimule uma consciência, aumenta as responsabilidades dos gestores envolvidos no processo educacional, bem como de toda a comunidade escolar. Nesse contexto, rigor e competência são exigidos aos educadores, em especial aos gestores, no papel de agentes transformadores da realidade social", concluiu Elizabeth.

Projeto

Projeto abre 10 mil vagas em cursos on-line gratuitos de TI

Uma parceria entre a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) e o governo federal vai oferecer 10 mil vagas em cursos gratuitos à distância na área da tecnologia da informação.  O projeto vai abrir 10 mil vagas todos os anos. Além de apoio do MEC, o projeto conta com o financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O projeto Brasil Mais TI abre as inscrições para cursos nas linguagens de programação Cobol, Java e .net. Para concorrer, é preciso ter mais de 16 anos e passar por uma seleção de perfil profissional e de conhecimentos em tecnologia.

O site também vai lançar um portal de vagas gratuito, onde empresas de TI e candidatos com formação na área podem divulgar vagas e currículos.  O lançamento do site, onde é possível se inscrever para os cursos, estava previsto para esta segunda-feira (27).

Enade 2012



Estudantes podem consultar lista de inscritos no Enade até dia 31

A lista de inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012 está disponível até 31 de agosto na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os estudantes podem conferir a lista e os dados de inscrição, informando CPF e senha no acesso. Qualquer alteração necessária no cadastro deve ser feita junto à instituição de ensino do inscrito.

Segundo o Ministério da Educação, a prova é obrigatória para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. O exame, que contará com 40 questões, entre formação geral e específica, será aplicado no dia 25 de novembro.

Concurso da ANAC

Cespe/UnB fará concurso da Anac para 170 vagas

Cargos são de nível médio e superior. Autorização para o concurso foi dada em março deste ano.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) escolheu o Cespe/UnB para organizar o concurso público para 170 vagas em cargos de nível médio e superior.
Para especialista em regulação de aviação civil (nível superior) são 75 vagas, para técnico em regulação de aviação civil (nível médio) são 45 vagas, para analista administrativo (nível superior) são 30 vagas, e para técnico administrativo (nível médio) são 20 vagas. O concurso foi autorizado pelo Ministério do Planejamento, por meio da portaria nº 73.

O provimento dos cargos deverá ocorrer a partir de novembro de 2012 e está condicionado à existência de vagas na data da nomeação; à prévia autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; e à declaração do respectivo ordenador de despesa, quando do provimento dos referidos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

O prazo para publicação do edital de abertura para realização de concurso público será de até 6 meses, contado a partir da publicação da portaria, que foi em março deste ano.