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sábado, 27 de outubro de 2012

Enem 2012

Veja dicas para a prova de redação do Enem

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai exigir do candidato o domínio da língua portuguesa, a compreensão do tema, a capacidade de organizar as ideias, a argumentação e a solução do aluno para o tema sugerido. Fugir ao tema é um dos motivos que pode levar os examinadores do Enem a dar nota zero para a redação do candidato.
A redação será feita no dia 4 de novembro, o segundo dia do Enem, junto com as provas de linguagens e matemática.
A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no mínimo oito e no máximo 30 linhas. O tema da redação do Enem vem acompanhado pelo o que Ministério da Educação chama de "textos motivadores", que podem ser charges, quadrinhos, trechos de livros, notícias ou outros tipos de texto para fazer o estudante refletir e ajudá-lo na produção da redação. Segundo o manual da redação divulgado pelo Inep, o título é um elemento opcional na produção da sua redação.
Veja os tema de redação nas edições do Enem
Ano Tema da redação
1998  Viver e aprender
1999  Cidadania e participação social
2000  Direitos da criança e do    adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
2001 Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2002 O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2003 A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2004 Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2005 O trabalho infantil na sociedade brasileira
2006 O poder de transformação da leitura
2007 O desafio de se conviver com as diferenças
2008 Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2009 O indivíduo frente à ética nacional
2010 O trabalho na construção da dignidade humana
2011 Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
Aumenta as chances de uma boa nota:
- Cumprir as cinco competências exigidas pelo MEC (veja abaixo);
- Ler com bastante atenção o tema proposto e as orientações;
- Fundamentar opinião com explicações e argumentos;
- Marcar as palavras ou fragmentos que indicam o posicionamento dos autores nos textos motivadores e refletir;
- Estar por dentro das atualidades;
- Prestar atenção na pontuação que também é avaliada.
Dá nota zero:
- Fugir do tema;
- Entregar a folha em branco ou escrever sete linhas ou menos;
- Copiar textos trazidos na prova para subsidiar o tema;
- Usar palavrões ou desenhos;
- Desrespeitar os direitos humanos.
Outras dicas:
- Capriche na letra, se ela não estiver legível, a correção fica comprometida;
- O uso do lápis não é permitido, nem mesmo na redação;
- Apesar do título ser facultativo e não contar pontos, se for bem feito pode ajudar a causar um bom impacto junto aos avaliadores;
- Não tente enganar a banca e aumentar a letra ou o espaçamento entre as palavras para ganhar mais linhas no texto.

As competênciasNo ano passado, os candidatos tiveram de desenvolver uma dissertação sobre o tema “Viver em rede no século 21: os limites entre o público o privado”. O MEC divulgou no Guia do Participante algumas redações que tiveram a nota máxima, 1.000, pois cumpriram as exigências relativas às cinco competências. São elas:
  • Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Fonte: Inep/MEC

A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.

A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de oficio".
Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.

Os resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2012 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.
O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do órgão, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.
O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no "Diário Oficial", a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.

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Índice de Proficiência em Inglês

 Brasil cai 15 posições e é 'rebaixado' em ranking de proficiência em inglês
 
Aula de inglês (Foto: G1) Entre 2009 e 2011, os brasileiros não só apresentaram menor domínio da língua inglesa que no período entre 2007 e 2009 como ainda perderam pontos e fizeram o país cair 15 posições no Índice de Proficiência em Inglês (EPI, na sigla em inglês) da EF Education First, empresa de educação internacional especializada em intercâmbio. Os dados foram coletados durante três anos em pesquisas gratuitas feitas com 1,7 milhão de pessoas em 54 países e divulgados nesta quarta-feira (24).
No novo ranking, o Brasil está em 46º lugar, com 46,86 pontos, e foi rebaixado da categoria "proficiência baixa" para "muito baixa". Na última edição do índice, da qual participaram 44 países, o Brasil obteve 47,27 pontos e conseguiu a 31º colocação, figurando na categoria "proficiência baixa" junto com as potências emergentes China, Índia e Rússia e à frente de sete países latinoamericanos.
A Argentina é o país latino-americano melhor colocado, na 20ª posição. O Brasil aparece no novo ranking atrás de países como Uruguai, Chile, Indonésia, Irã, Vietnã, China, Rússia, Venezuela, El Salvador e Argélia. Atualmente, Guatemala e Colômbia são os únicos países latinos atrás do Brasil na lista dos 50 melhores índices. As outras nações com pontuação menor são Egito e Emirados Árabes Unidos.

    VEJA OS 50 MELHORES PAÍSES NO RANKING MUNDIAL DE PROFICIENCIA NA LÍNGUA INGLESA
    PROFICIÊNCIA PAÍS ÍNDICE
    PROFICIÊNCIA PAÍS ÍNDICE
    MUITO ALTA 1º) Suécia 68,91 BAIXA 26º) Uruguai 53,42
    2º) Dinamarca 67,96 27º) Indonésia 53,31
    3º) Holanda 66,32 28º) Irã 52,92
    4º) Finlândia 64,37 29º) Rússia 52,78
    5º) Noruega 63,22 30º) Taiwan 52,42
    ALTA 6º) Bélgica 62,46 31º) Vietnã 52,14
    7º) Áustria 62,14 32º) Turquia 51,19
    8º) Hungria 60,39 33º) Peru 50,55
    9º) Alemanha 60,07 34º) Costa Rica 50,15
    10º) Polônia 59,08 35º) Marrocos 49,40
    11º) República Checa 58,90 36º) China 48,79
    12º) Cingapura* 58,65 37º) Catar 48,79
    13º) Malásia* 57,95 38º) México 48,60
    MODERADA 14º) Índia* 57,49 MUITO BAIXA 39º) Chile 48,41
    15º) Suíça 57,39 40º) Venezuela 47,50
    16º) Eslováquia 56,62 41º) El Salvador 47,31
    17º) Paquistão* 56,03 42º) Síria 47,22
    18º) Espanha 55,89 43º) Equador 47,19
    19º) Portugal 55,39 44º) Argélia 47,13
    20º) Argentina 55,38 45º) Kuwait 47,01
    21º) Coreia do Sul 55,35 46º) BRASIL 46,86
    22º) Japão 55,14 47º) Guatemala 46,66
    23º) França 54,28 48º) Egito 45,92
    24º) Itália 54,01 49º) Emirados Árabes 45,53
    25º) Hong Kong* 53,65 50º) Colômbia 45,07
    Fonte: EF Education First
    *Países em que o inglês é um dos idiomas oficiais

    Segundo análise da EF publicada no estudo, "existem grandes discrepâncias entre os países BRIC [Brasil, Rússia, Índia e China], as nações em desenvolvimento competindo para serem as futuras superpotências econômicas. O Brasil está apenas na 46ª posição, muito abaixo da China, em 36º, a Rússia, em 29º, e a Índia (onde o inglês é um idioma oficial), em 14º lugar".
    Dos 42 países que participaram das últimas duas edições da pesquisa, apenas oito tiveram pontuação menor na avaliação mais recente, em comparação com a anterior. Dois deles são Noruega e Holanda, que já estão entre os melhores do ranking e tiveram modesta variação negativa, assim como Hong Kong e El Salvador. Além do Brasil, México, Arábia Saudita e Guatemala tiveram quedas substanciais.
    O índice divide as nações nos níveis de proficiência muito alto, alto, moderado, baixo e muito baixo. Os países que neste ano participaram pela primeira vez da pesquisa foram Cingapura, Paquistão, Uruguai, Irã, Taiwan, Marrocos, Catar, Síria, Emirados Árabes Unidos e Líbia.
    Na América Latina, apenas a Argentina, na 20ª posição, possui proficiência considerada "moderada". Uruguai, Peru, Costa Rica e México têm proficiência "baixa", e os demais países, inclusive o Brasil, estão na categoria "proficiência muito baixa".

    RJ tem melhor índice no país
    Neste ano, a EF divulgou o índice de proficiência de 24 estados brasileiros (com exceção do Alagoas e de Roraima) e do Distrito Federal. Onze das 25 unidades da Federação têm proficiência baixa, e as demais 14 estão na categoria "muito baixa".
    O Rio de Janeiro é o estado melhor colocado do Brasil, com 50,35 pontos de proficiência. Paraná (49,71), Sergipe (48,91), São Paulo (48,85) e Rio Grande do Sul (48,80) vêm em seguida. A Região Norte é a única com todos os representantes no nível mais baixo, e quatro dos cinco estados com a pior pontuação estão lá: Amapá (40,45), Rondônia (40,47), Tocantins (42,53) e Pará (42,53). O Mato Grosso completa a lista, com 40,90 pontos.
    Cinco capitais também foram incluídas na pesquisa: Rio (50,53 pontos), São Paulo (50,03), Brasília (49,64) e Belo Horizonte (49,29) demonstraram proficiência baixa, e Salvador, com 44,50 pontos, proficiência muito baixa.

    Mulheres sabem mais inglêsNa comparação por gênero, as mulheres tiveram desempenho melhor do que os homens. As mulheres obtiveram uma média mundial de 50,24 pontos, enquanto os homens ficaram com 44,63 pontos.
    A tendência geral de as mulheres terem maior domínio de inglês do que os homens não se repete no Brasil. Enquanto elas têm índice médio de 46,75 pontos, os homens tiveram média de 46,97 pontos. Ambos, porém, estão abaixo da média da América Latina (48,93 para as mulheres e 47,48 para os homens, respectivamente).

    Curso Técnico Integrado IFRN

    Divulgado edital do Exame de Seleção IFRN 2013

    Divulgado edital do Exame de Seleção 2013A Pró-Reitoria Ensino do IFRN divulgou nesta quinta-feira (25) o Edital 24/2012, referente às vagas gerais do processo seletivo para os Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada (Exame de Seleção), com ingresso no primeiro semestre letivo de 2013. O Processo Seletivo é aberto aos candidatos que estejam concluindo ou que já tenham concluído o ensino fundamental (antigo 1º grau).

    Os interessados devem se inscrever no período que vai das 14h do dia 30 de outubro de 2012 às 22h do dia 18 de novembro de 2012. A inscrição será feita exclusivamente pela internet, no endereço ingresso.ifrn.edu.br. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$20, até 19 de novembro em qualquer agência bancária. Para se inscrever, o candidato deve possuir documento de identidade e CPF, pois serão exigidos no formulário de inscrição.

    Os candidatos poderão requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição de 30 de outubro a 5 de novembro de 2012, por meio de requerimento no Setor de Serviço Social do câmpus para o qual se candidata. Junto ao requerimento, o candidato deve comprovar:
    1 - número de Identificação Social – NIS (cópia do cartão, quando for beneficiário de algum programa social), atribuído pelo Cadastro Único;
    2 - declaração assinada pelo candidato (ou responsável legal, para candidatos menores de 18 anos) que, pertence a família de baixa renda;
    3 - comprovante de inscrição do candidato neste Processo Seletivo, e
    4 - cópia do CPF do candidato.

    As provas do Exame de Seleção 2013 vão ser aplicadas no dia 16 de dezembro, das 13h às 17h (horário oficial local), nas cidades onde os candidatos, se aprovados, serão matriculados e frequentarão os cursos. A prova será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matématica, além de uma produção textual. As avaliações serão baseadas nos conteúdos especificados no Anexo II do Edital.

    O Cartão de Inscrição, documento que indica o dia, a hora e o local de realização das provas, estará disponível para impressão de 5 a 16 de dezembro de 2012, no site ingresso.ifrn.edu.br. O candidato precisará informar o número da inscrição e a da data de nascimento utilizados no momento da inscrição. Através desse endereço, será possível acompanhar todas as fases do processo seletivo, como notas preliminares individuais e o desempenho final do aluno.
    São disponibilizadas 1110 vagas dispostas em 47 cursos e distribuídas nos 14 câmpus do Instituto. Esse total corresponde a 50% do total de vagas disponibilizadas para os Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada.

    Acesse:

    Avaliação

    Curso do IFRN recebe Conceito 4 do MEC

    O Curso de Licenciatura em Física do Câmpus João Câmara obteve Conceito 4 na avaliação para Reconhecimento de Curso feita pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O conceito vai de 0 a 5. 
    Para avaliar o curso, uma equipe externa do INEP visitou o câmpus João Câmara nos dias 18 e 19 de outubro. O objetivo da avaliação é identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes. "Para isso, são avaliadas a organização didático-pedagógica, o perfil dos professores e as instalações físicas (salas de aulas, laboratórios, biblioteca, sala de professores e da coordenação)", explicou Rejane Bezerra Barros, pedagoga do IFRN.
    Durante todo o período da visita, os avaliadores foram acompanhados pelo Diretor Acadêmico Renier Cavalcanti e pela Coordenadora do Curso, Geneci Medeiros. Entre as atividades realizadas nos dois dias de avaliação, houve reuniões com os alunos, com os professores e com diversos setores do Câmpus. 
    As atividades de integração do Curso de Licenciatura em Física com as escolas da região do Mato Grande foram o ponto de destaque na avaliação. De acordo com o Diretor Acadêmico Renier Cavalcanti, um aspecto bastante positivo, percebido pelos avaliadores, foi a boa relação interpessoal presente em todos os setores do Câmpus.
    "O conceito 4 deve ser motivo de muito orgulho para todos e deverá servir de estímulo para continuarmos buscando melhorias para o nosso curso e o nosso Câmpus", declarou a coordenadora Geneci Medeiros. Ao final da avaliação, a Diretora Geral do Câmpus João Câmara, Sônia Maia, agradeceu aos servidores que, através dos seus trabalhos, colaboraram para a conquista do resultado.

    sexta-feira, 26 de outubro de 2012

    Ensino Superior

    MEC quer mais faculdades de medicina em áreas onde faltam médicos

    O Ministério da Educação (MEC) pretende induzir a abertura de faculdades privadas de medicina em áreas onde faltam médicos, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. A ideia é lançar edital nesse sentido até o início de 2013, oferecendo linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) às instituições interessadas.

    O anúncio foi nesta quarta-feira pelo ministro Aloizio Mercadante, na 82.ª Reunião Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub). Ele afirmou que ministério indicará áreas em todo o país onde considera necessário abrir novos cursos de medicina. A autorização será concedida à instituição privada de ensino que apresentar a melhor proposta.

    - Vai ser uma licitação de qualidade - resumiu Mercadante.

    Atualmente, segundo o ministro, existem pedidos para a criação de cerca de 2,5 mil vagas de medicina em análise no MEC. Por lei, o governo deve analisar se as instituições estão aptas a oferecer cursos de qualidade e se há infraestrutura hospitalar para a formação dos futuros profissionais, independentemente do município. É a chamada política de balcão, em que o poder público limita-se a autorizar ou não o que é solicitado pelas universidades.

    - Vamos mudar a política. Em vez de receber demandas, nós vamos induzir - disse Mercadante.

    Para ele, o atual modelo pode ser prejudicial ao país:

    - Não temos condições de atender as demandas que são apresentadas, porque nós vamos entrar numa canibalização ou numa concentração. Canibalização, porque às vezes você só tem um equipamento do SUS e cursos públicos e privados disputando aquela infraestrutura. Isso prejudica a formação e a qualidade do serviço. Além disso, há uma concentração muito elevada. Queremos desconcentrar a formação e pensar o Brasil como um todo. Por isso vamos mudar a política.

    Concurso Previsto

    Caixa prepara concurso para 2013

    O Concurso da Caixa Econômica Federal promete ser um dos concursos públicos que mais vai contratar pessoas tanto de nível médio, como de nível superior em 2013.

    Os salários para quem passar pelo Concurso da Caixa 2013 ainda não foram definidos e nem as datas da inscrição e da Prova, porém, se você quer ser um dos aprovados nesse concurso, não espere a divulgação do edital, pois todos os candidatos aprovados revelaram que iniciaram seus estudos com no mínimo um ano de antecedência.

    Concurso Aberto em breve

    Ibama lança edital com 108 vagas; salário de R$ 5,4 mil

    Saiu nesta sexta-feira (26) o edital para preenchimento de 108 vagas de analista ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O cargo exige formação superior em qualquer área, sendo o salário inicial de R$ 5.441,24 e jornada de trabalho de 40 horas semanais. Do total de chances, 94 são para Brasília e outras 14 para o Rio de Janeiro.

    As inscrições custam R$ 75 e estarão abertas entre os dias 5 e 26 de novembro pelo site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília (Cespe/UnB). No dia 20 de janeiro de 2013 serão aplicadas provas objetivas e discursivas. Oito vagas são voltadas para portadores de necessidades especiais.

    Todos os concorrentes deverão ter conhecimentos em língua portuguesa, atualidades, ética no serviço público, noções de direito constitucional/administrativo e legislação do setor de meio ambiente.

    Conhecimentos

    De acordo com o tema de cargo escolhido, as disciplinas para estudo mudam. Candidatos ao Tema I - Licenciamento Ambiental terão de estudar disciplinas referentes à área como socioeconomia, infraestrutura e gestão ambiental. O Tema 2 - Monitoramento, Regulação, Controle, Fiscalização e Auditoria Ambiental pede conhecimentos em legislação da área, informática e raciocínio lógico.

    Por último, o Tema 3 - Gestão, Proteção e Controle da Qualidade Ambiental solicita conteúdo de língua inglesa, gestão de resíduos sólidos e substâncias perigosas, proteção da atmosfera, poluição sonora, remediação ambiental e dispersantes químicos, segurança química e noções de pedologia, fitossanidade, química ambiental e ecotoxicologia. As informações estão na página 184, da terceira seção do Diário Oficial da União (DOU).

    300 vagas

    Está em curso outro certame do Ibama com 300 vagas para técnicos administrativos. As provas foram realizadas no último domingo (21) e já estão com os gabaritos publicados. no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília (Cespe/UnB).

    A remuneração de R$ 1.489,52, além de gratificação de R$ 787,20 e auxílio alimentação de R$ 304. Para o Distrito Federal são cotadas 140 vagas. Outros 18 estados brasileiros também estão na lista: Acre (6), Alagoas (4), Amapá (3), Bahia (16), Ceará (10), Espírito Santo (1), Goiás (8), Mato Grosso do Sul (18), Pará (22), Paraíba (12), Paraná (3), Piauí (6), Rio de Janeiro (6), Rondônia (12), Roraima (10), San
    ta Catarina (10), São Paulo (3) e Tocantins (10).

    IFRN

    IFRN divulga edital com vagas para Ensino Médio Integrado em todos os campi

    A Pró-Reitoria Ensino do IFRN divulgou nesta quinta-feira (25) o Edital 24/2012, referente às vagas gerais do processo seletivo para os Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada (Exame de Seleção), com ingresso no primeiro semestre letivo de 2013. O Processo Seletivo é aberto aos candidatos que estejam concluindo ou que já tenham concluído o ensino fundamental (antigo 1º grau).

    Os interessados devem se inscrever no período que vai das 14h do dia 30 de outubro de 2012 às 22h do dia 18 de novembro de 2012. A inscrição será feita exclusivamente pela internet, no endereço ingresso.ifrn.edu.br. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$20, até 12 de novembro em qualquer agência bancária. Para se inscrever, o candidato deve possuir documento de identidade e CPF, pois serão exigidos no formulário de inscrição.

    São disponibilizadas 1110 vagas dispostas em 47 cursos e distribuídas nos 14 câmpus do Instituto. Esse total correpondente a 50% do total de vagas disponibilizadas para os Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada.

    Acesse:
    Edital 24/2012 - Exame de Seleção 2013
    Página do processo seletivo

    terça-feira, 23 de outubro de 2012

    Plano Nacional de Educação

    Senado analisará Plano Nacional de Educação, com metas para os próximos 10 anos

    Nos próximos dias, o Senado deverá dar início ao exame do PNE (Plano Nacional de Educação), que irá destinar 10% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional para as políticas do setor. Atualmente, a União, os Estados e os municípios aplicam, no total, cerca de 5% do PIB (R$ 207 bilhões) no setor. Como em 2011 o PIB brasileiro somou R$ 4,143 trilhões, se a lei vigorasse este ano, o ensino receberia R$ 414 bilhões.
    A votação do plano, referente ao decênio 2011-2020, foi concluída no último dia 16 na Câmara, onde a matéria (PL 8.035/2010), a ser encaminhada ao Senado, foi relatada pelo deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR). Pelo texto aprovado, o governo se compromete a investir pelo menos 7% do PIB nacional nos primeiros cinco anos de vigência do plano, e 10% ao final de dez anos. 
    Além de estabelecer a aplicação de recursos públicos em educação como proporção do PIB, o plano tem como diretrizes a erradicação do analfabetismo; a universalização do atendimento escolar; a superação das desigualdades educacionais; a melhoria da qualidade do ensino; a formação para o trabalho; a promoção da sustentabilidade sócio-ambiental; a promoção humanística, científica e tecnológica do país; a valorização dos profissionais da educação; e a difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e a gestão democrática da educação.

    Investimentos

    A meta de ampliação progressiva do investimento público em educação será avaliada no quarto ano de vigência da lei, podendo ser revista para atender às necessidades financeiras do cumprimento das demais metas do plano.
    A União deverá promover a realização de pelo menos duas conferências nacionais de educação até o final da década, com intervalo de até quatro anos entre elas, com o objetivo de avaliar e monitorar a execução do plano e subsidiar a elaboração do PNE para o decênio 2021-2030.
    A consecução das metas do plano e a implementação das estratégias deverão ser realizadas em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, que deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no PNE 2011/2020. A adequação deverá ser feita no prazo de um ano, contado da publicação da lei.
    O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) será utilizado para avaliar a qualidade do ensino a partir dos dados de rendimento escolar apurados pelo censo escolar da educação básica, combinados com os dados relativos ao desempenho dos estudantes apurados na avaliação nacional do rendimento escolar. O Ideb é calculado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao MEC (Ministério da Educação).

    Prêmio para Professores

    Prêmio Professores do Brasil recebe inscrições até sábado; premiação é de R$ 7 mil

    A 6ª edição do Prêmio Professores do Brasil está com inscrições abertas até o dia 27 de outubro, pelo site www.premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br. O concurso seleciona e premia as melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica.
    Após enviar dos dados pela internet, é preciso imprimir o conteúdo enviado, assinar em todas as páginas e encaminhar via correio para o seguinte endereço:
    PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL - 6a. EDIÇÃO
    CAGV - Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça
    Rua Ildefonso Simões Lopes, 2791 - Bairro Sanga Funga
    Cep: 96060-290- Pelotas - RS - Brasil
    O prêmio é dividido em duas categorias:
    Categoria Temas Livres:
    • Educação Infantil;
    • Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
    • Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental; e
    • Ensino Médio.
    Categoria Temas Específicos:
    • Educação Integral e Integrada;
    • Ciências para os anos iniciais;
    • Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamenta, e;
    • Educação Digital articulada ao desenvolvimento do currículo.
    Os professores selecionados, independentemente da categoria em que concorrem, irão ganhar R$ 7.000, além de troféu e certificado. As escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas serão premiadas com placa comemorativa. Serão selecionadas no máximo 40 trabalhos.
    O prêmio é uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação), promovido com a colaboração de instituições parceiras. Saiba mais aqui.

    Concurso em breve

    ANP abre concurso com 152 vagas de nível superior e salários de até 11,3 mil

    ANP abre concurso com 152 vagas de nível superior e salários de até 11,3 mil
    Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 22 de outubro, o edital que regulamenta o concurso público da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). São oferecidas 152 vagas de nível superior e haverá formação de cadastro reserva nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Manaus, Salvador e Belo Horizonte. Os salários ofertados chegam a R$ 11.374,00 em jornadas semanais de 40 horas.

    Segundo o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB), responsável pela organização do certame, serão selecionados profissionais para o cargo de Analista Administrativo com formação nas áreas de Arquivologia, Ciência Contábeis, Jornalismo, Administração, Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Processamento de Dados, Sistemas de Informação, Informática, Engenharia da Computação, Engenharia de Sistemas e Engenharia de Redes, com a remuneração de R$ 9.623,20 correspondente ao vencimento básico e a gratificação de desempenho. Após a primeira avaliação de desempenho a remuneração total pode chegar a R$ 10.429,00.

    Também há vagas para Especialista em Geologia e Geofísica do Petróleo e Gás Natural e Especialista em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural com formação superior em qualquer, Ciências Econômicas, Engenharias Civil, de Produção, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Mecatrônica, Metalúrgica, Naval, do Petróleo, de Minas, Química e Cartográfica, Química, Biologia, Ciências Biológicas, Oceanografia, Oceanologia ou em Engenharia Ambiental, Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Processamento de Dados, Sistemas de Informação, Informática, Engenharia da Computação, Engenharia de Sistemas, Engenharia de Redes, Química e Química Industrial. Nestes casos a remuneração inicial será de R$ 10.019,20 e após a primeira avaliação de desempenho o vencimento total pode chegar a R$ 11.374,00.

    INSCRIÇÕES
    Para garantir a participação no concurso, o candidato deverá solicitar sua inscrição pelo site www.cespe.unb.br entre às 10h do dia 29 de outubro até às 23h59 do dia 19 de novembro. Haverá a taxa de R$ 80,00 para disputar as vagas de Analista Administrativo e de R$ 100,00 para Especialista em Geologia e Geofísica do Petróleo e Gás Natural e Especialista em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural.

    PROVAS
    A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de provas objetivas sobre conhecimentos básicos e específicos, discursiva que constará de uma redação de texto dissertativo e duas questões práticas e avaliação de títulos. Por fim haverá curso de formação somente para o cargo de Especialista em Geologia e Geofísica do Petróleo e Gás Natural e Especialista em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural.
    As provas objetivas deverão ser aplicadas no dia 13 de janeiro de 2013, no turno da tarde, nas 26 capitais das unidades da Federação e no Distrito Federal.

    Investimentos do MEC

    MEC autoriza liberação de R$ 82 milhões para hospitais universitários

    Portaria do MEC (Ministério da Educação) publicada nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial da União autoriza a liberação de R$ 82 milhões para a reestruturação de hospitais universitários federais. Ao todo, 44 unidades devem ser beneficiadas.
     
    De acordo com a portaria, a liberação de recursos tem como objetivo criar condições materiais e institucionais para que os hospitais universitários possam “desempenhar plenamente suas funções em relação às dimensões de ensino, pesquisa e extensão e à dimensão da assistência à saúde”.

    Segundo o texto, os gestores das unidades beneficiadas deverão encaminhar à Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), até 60 dias após o encerramento do exercício financeiro de 2012, um relatório gerencial detalhando a aplicação dos recursos e os resultados alcançados.
    A portaria entra em vigor na data da publicação.

    SEBRAE

    Sebrae desenvolve mais um curso em Santa Cruz

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    Curso para servidores

    Divulgado edital de curso para servidores da UFRN, IFRN e Ufersa

    O Processo Seletivo Simplificado dos servidores para preenchimento das vagas no curso Tecnólogo em Gestão Pública, modalidade EaD, da UFRN, no semestre 2012.2, vai ser realizado pela Secretaria de Educação a Distância – SEDIS, pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGESP, pela Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD e pelo Núcleo Permanente de Concursos – COMPERVE, obedecendo às diretrizes desta Resolução. As inscrições vão de 1° a 16 de novembro, no site da Comperve, onde também está disponível o edital para consulta.

    Das 460 vagas ofertadas, 30 são destinada aos servidores do IFRN, 30 para a UFERSA e 400 para a UFRN. As vagas destinadas aos servidores técnico-administrativos que, porventura, não forem preenchidas serão remanejadas à demanda social.
    Consulte o edital aqui.