Pesquisa no blog

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Clínica Escola da FACISA

Clínica Escola de Fisioterapia da FACISA realiza cerca de 300 atendimentos gratuitos por dia

 

Com apenas um semestre de funcionamento, a Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), unidade acadêmica especializada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), já atendeu 1.606 pessoas gratuitamente em diversas especialidades.
O espaço realiza cerca de 300 atendimentos por dia de pacientes encaminhados da rede pública de saúde e de moradores da região que procuram o serviço nas áreas de ortopedia, traumatologia, reumatologia, neurologia, angiologia cardiorrespiratória, saúde da criança, da mulher e da gestante.

A Clínica Escola funciona na sede da FACISA, no centro do município de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. O local possui equipamentos de última geração, incluindo piscinas, e ambientes apropriados para a consulta das diversas especialidades.
A coordenadora do curso de Fisioterapia da FACISA, Roberta de Oliveira Cacho, explica que a busca por atendimento é muito grande. “Somos muito procurados, mas infelizmente não acolhemos todos”, conta. Apesar da clínica oferecer o maior serviço fisioterapêutico na região, a extensa demanda impede que todas as pessoas que procuram os serviços possam ser atendidas.
Além de prestar um importante serviço à sociedade, a Clínica Escola é um espaço para a evolução dos futuros profissionais. São cerca de 200 alunos do curso de Fisioterapia da FACISA, que realizam o atendimento aos pacientes sob a supervisão de professores e técnicos.

O trabalho na clínica é semestral e as especialidades oferecidas para os pacientes variam de acordo com as disciplinas que são ofertadas no curso. Dessa forma, os estudantes aliam teoria e prática durante a graduação e dentro da própria Universidade.
Segundo a professora Karla Luciana Magnani, a experiência é de essencial relevância para os universitários. Os alunos podem não apenas colocar em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula, como também passam a ter melhores condições de escolher o campo da Fisioterapia em que desejam trabalhar e se especializar. “É o exercício da profissão em si”, enfatiza Magnani.

Já para os pacientes, os benefícios são enormes. O tratamento fisioterapêutico tem por objetivo melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. “Muitos voltam a realizar atividades simples do cotidiano que antes estavam impedidos de fazer, como caminhar, varrer a casa, brincar com os netos”, comenta Karla Magnani.

A moradora de Santa Cruz Francisca Nascimento de Lima é uma prova de que o atendimento da Clínica Escola melhorou a saúde da população local. Aos 62 anos de idade, com problemas cardiorrespiratórios e depressão, passou a fazer fisioterapia duas vezes por semana e notou uma mudança significativa em sua vida. “Antes eu ficava muito cansada com qualquer coisa que eu fizesse, mas agora me sinto bem. Até minha pressão está normalizada”, diz.
Feliz com o resultado, “dona” Francisca garante que vai se inscrever para mais um semestre de atividades. “O atendimento é ótimo e os estudantes são muito competentes. Quero continuar fazendo o tratamento até que eu fique 100% novamente”, afirma.

Mais informações sobre a Clínica Escola podem ser obtidas através do telefone 3291-6952.

Exame de Seleção no IFRN

Inscrições para exames de seleção vão até domingo (17)

Prosseguem até este domingo (17), as inscrições para os exames de seleção do IFRN nos cursos técnicos subsequentes, de nível superior e técnicos de nível médio na forma integrada na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), com ingresso no primeiro semestre letivo de 2013. No Câmpus Santa Cruz, estão sendo oferecidas vagas nos cursos subsequentes de Manutenção e Suporte em Informática (40 vagas) e Refrigeração e Climatização (36 vagas), graduação superior de Licenciatura em Matemática (40 vagas), curso técnico ProEJA em Refrigeração e Climatização (36 vagas).
As inscrições serão encerradas às 22h do dia 17 de fevereiro e podem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço ingresso.ifrn.edu.br. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00, até 18 de fevereiro em qualquer agência bancária. Para se inscrever, é necessário possuir documento de identidade e CPF, pois serão exigidos no formulário de inscrição. Não será cobrada taxa de inscrição para o curso de Licenciatura em Matemática.

Os cursos técnicos subsequentes são voltados para alunos que já concluíram o ensino médio, com duração de um ano e meio a dois anos. As provas do exame de seleção serão aplicadas no Câmpus Santa Cruz, no dia 10 de março, das 14h às 18h (horário oficial local). Os cursos técnicos ProEJA são abertos exclusivamente aos portadores de, no máximo, certificado de conclusão do Ensino Fundamental (ou de curso equivalente), que desejem cursar o ensino médio integrado a uma formação profissional e que tenham, até o último dia de matrícula desta seleção, 18 anos completos. As provas também serão realizadas no dia 10 de março, das 09h às 12h, no Câmpus Santa Cruz.

Já os cursos superiores de licenciatura duram em média quatro anos e a seleção para ingresso utilizará para classificação dos candidatos, exclusivamente, as notas obtidas nas edições 2010, 2011 ou 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Confira os editais:

Edital 02/2013 - Técnico Subsequente


Edital 03/2013 Técnico Integrado ProEJA


Edital 04/2013 - Graduação

Início do Ano Letivo

Governadora abre ano letivo nesta segunda-feira

Na próxima segunda-feira (18), a governadora Rosalba Ciarlini, juntamente com a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, abre oficialmente o ano letivo da rede estadual de ensino. A solenidade será realizada às 8h, no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, situado à rua Jaguarari, em Lagoa Nova. Na ocasião também será realizada uma coletiva de imprensa com a secretária para apresentar o planejamento da Educação para o ano de 2013.
A data marca também o início das atividades do Complexo Educacional Kennedy, que é formado pelas escolas Presidente Kennedy e Joaquim Torres, que oferecem os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Manoel Villaça, responsável pelos Anos Finais do Ensino Fundamental; Edgar Barbosa, que oferece o Ensino Médio; e pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, que dará o suporte pedagógico a essa estrutura.

A ideia é que a integração dessas escolas forme um complexo de excelência que sirva de referência para outras escolas do Estado, como a Escola Presidente Kennedy, que possui Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) acima de cinco e que no Prêmio Gestão Escolar 2012, foi considerada a sexta melhor escola do país.


Por Assessoria Seec

Seleção na Marinha

Marinha abre 1.620 vagas no curso de formação de Soldados Fuzileiros Navais

Marinha abre 1.620 vagas no curso de formação de Soldados Fuzileiros Navais A Marinha do Brasil, por meio do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CpesFN), anunciou nesta semana que realizará concurso para admissão ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais.

REQUISITOS
Os interessados em participar da seleção devem atender alguns requisitos como: ser brasileiro, do sexo masculino; ser voluntário; ter, no mínimo, 18 anos e no máximo 21 anos de idade, referenciados em 1º de janeiro de 2014; não ser isento do serviço militar; estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; ter concluído, com aproveitamento, o ensino fundamental, em estabelecimento de ensino reconhecido oficialmente; não ter sido desligado do Serviço Ativo, a bem da disciplina, por qualquer Força Armada ou Auxiliar ou de curso de formação militar, por excesso de falta ou má conduta; ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m e não ter sido considerado incapaz para o serviço militar em qualquer Força Armada ou Auxiliar.

VAGAS
São ofertadas 1.620 vagas distribuídas de acordo com os seguintes locais:
  • 950 vagas destinadas aos candidatos que escolheram servir, após o curso, inicialmente, nas Unidades da MB no Rio de Janeiro/RJ;
  • 180 vagas destinadas aos candidatos que escolheram servir, após o curso, inicialmente, em Unidades da MB em Brasília/DF;
  • 70 vagas destinadas aos candidatos que escolheram servir, após o curso, inicialmente, no Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande/RS;
  • 80 vagas destinadas aos candidatos que escolheram servir, após o curso, inicialmente, no Grupamento de Fuzileiros Navais de Belém/PA;
  • 70 vagas destinadas aos candidatos que escolheram servir, após o curso, inicialmente, no Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário/MS;
  • 190 vagas destinadas aos candidatos que escolheram servir, após o curso, inicialmente, no Batalhão de Operações Ribeirinhas de Manaus/AM;
  • 40 vagas destinadas aos candidatos que escolheram servir, após o curso, inicialmente, no Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal/RN;
  • 40 vagas destinadas aos candidatos que escolheram servir, após o curso, inicialmente, no Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador/BA.
INSCRIÇÕES
Para garantir sua participação no concurso basta se inscrever entre às 8h do dia 18 de março e 23h59 do dia 18 de abril, pelo endereço eletrônico www.mar.mil.br/cgcfn, no link "Concursos".
A taxa de inscrição será de R$ 20,00.

PROVAS
Os candidatos inscritos inicialmente serão avaliados por meio de exame de escolaridade que será uma prova escrita, com duração de três horas, com questões sobre Língua Portuguesa e Matemática. Esta avaliação está prevista para ser aplicada no dia 4 de junho de 2013, às 10h (horário de Brasília).
Além a avaliação escrita, haverá exame psicológico que avaliará o intelectivo e o personalógico, teste de suficiência física composto de natação, corrida, flexão na barra e abdominal. Por fim haverá a verificação de documentos que consiste na apresentação, pelos candidatos classificados e convocados para esta etapa do concurso, dos originais e cópias dos documentos previstos no edital.
CURSO
Segundo informações encontradas no edital, o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais terá a duração de, aproximadamente, 17 semanas e será conduzido no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), localizado no Rio de Janeiro (RJ) e, simultaneamente, no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), localizado em Brasília (DF), de acordo com currículo aprovado pela Diretoria de Ensino da Marinha e normas específicas em vigor no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), em regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.
Durante o curso, o Recruta Fuzileiro Naval perceberá o valor, aproximado, de R$ 590,00 por mês, como ajuda de custo para suas despesas pessoais. Após a aprovação será nomeado Soldado Fuzileiro Naval e passará a receber a remuneração inicial da ordem de R$ 1.250,00.

Reconhecimento de Cursos

MEC reconhece cursos superiores presenciais e à distância

O Ministério da Educação (MEC) publicou na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União portarias que reconhecem 126 cursos superiores de graduação em instituições privadas e públicas. Foram reconhecidos ainda 30 cursos superiores na modalidade de educação à distância.


A maior parte dos cursos presenciais e de educação à distância reconhecidos nas portarias está em instituições particulares, mas há também vagas em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.


O reconhecimento é uma segunda etapa do processo de abertura de cursos. Primeiramente, a instituição pede autorização do Ministério da Educação para iniciar a oferta de uma turma. O reconhecimento deve ser solicitado pela instituição de ensino superior quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária. O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos diplomas.



As listas com os cursos reconhecidos, número de vagas autorizadas e as instituições estão em cinco portarias (38, 39, 40, 41 e 42). Mais duas portarias, as de número 45 e 46, renovam o reconhecimento de 91 cursos superiores. A renovação do reconhecimento deve ser solicitada pela universidade ou faculdade ao final de cada ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) - que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes.

Em janeiro, o Ministério da Educação havia autorizado o funcionamento de 69 cursos superiores em instituições privadas.

Processo Seletivo na Ufersa

Campi Mossoró e Pau dos Ferros da Ufersa - RN abrem vagas para Professor

Campi Mossoró e Pau dos Ferros da Ufersa - RN abrem vagas para Professor Entre os dias 15 de fevereiro e 15 de março ficam abertas as inscrições do processo seletivo 013/2013 da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Rio Grande do Norte, no qual são ofertadas quatro vagas docentes.
Consta em edital que um dos postos de trabalho é para Professor de 3º Grau com doutorado e os outros três para mestres, todos com jornadas previstas em 40h semanais, sob regime de Dedicação Exclusiva.
Os contratados atuarão junto aos campi Mossoró e Pau dos Ferros com as disciplinas de Biotecnologia de Alimentos, Princípios de Processos Químicos e de Cálculo Diferencial e Integral.
Para participar da disputa basta realizar inscrição no período indicado, pelo endereço eletrônico www.ufersa.edu.br, com taxas de R$ 90,00 e R$ 130,00, conforme titulação.
De acordo com a Ufersa os inscritos farão prova escrita no dia 15 de abril a partir das 8h, prova de aptidão didática e exame de títulos.

Fonte: www.in.gov.br.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Ônibus Escolares

Governadora entrega ônibus escolares nesta quinta-feira

Onibus Escolar fot Ivanizio Ramos 1
A governadora Rosalba Ciarlini conclui até o próximo sábado (16) a entrega dos 146 novos ônibus adquiridos pelo Governo do Estado para reforçar a frota do transporte escolar em todo o Rio Grande do Norte. A partir das 8h desta quinta-feira (14), serão entregues 53 ônibus para 45 municípios das regiões da Grande Natal, Agreste, Trairi e Mato Grande. Os prefeitos receberão os ônibus na Praça Pedro Velho, também conhecida como Praça Cívica, em Petrópolis, ao lado do Palácio dos Esportes.


No sábado (16), acontecerão outras três entregas. Às 9h, em Caicó, a governadora fará a entrega de 23 ônibus, que beneficiarão os estudantes de 21 municípios da região do Seridó.  Às 15h, em Pau dos Ferros, haverá a entrega de 35 ônibus, para 20 municípios do Alto e Médio Oeste. Encerrando a programação, às 18h, em Mossoró, 25 ônibus serão entregues a 20 municípios da região Oeste e do Vale do Assú.


Além disso, outros 10 ônibus já foram entregues entre o final de 2012 e o início de 2013. Os municípios de Brejinho, Itajá, Jandaíra e Pedro Velho receberam um ônibus cada. Já Viçosa, Jucurutu e Pau dos Ferros receberam dois ônibus cada.

Onibus Escolar fot Ivanizio Ramos 2
O investimento do Governo na compra dos 146 ônibus foi de R$ 28 milhões, por meio de emenda parlamentar do senador José Agripino. No total, 126 municípios do Estado serão beneficiados nesta segunda entrega. Somando à primeira entrega, em março de 2012, quando outros 120 ônibus foram adquiridos com recursos próprios, o Governo do Estado já distribuiu 266 novos ônibus escolares entre os municípios, em menos de um ano. A cidade de Natal, por exemplo, é autossuficiente no transporte escolar, devido à entrega de 23 ônibus em 2012.


De acordo com o regime de colaboração que permeia o transporte escolar em todos os estados do país, a Secretaria de Estado da Educação celebra convênio com os municípios, cedendo os ônibus e responsabilizando cada prefeito pela gestão do transporte. Uma exigência do convênio firmado entre Estado e prefeituras é que os ônibus sejam utilizados exclusivamente para o transporte de estudantes da Educação Básica. Compete aos gestores e à sociedade organizada acompanhar a correta utilização e o zelo do transporte escolar. O Ministério da Educação disponibiliza o telefone 0800-616161 para facilitar esse controle social.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Vagas para Bolsistas

Vagas abertas para Bolsistas na FACISA/UFRN

Estão abertas até a próxima quinta-feira, dia 14/02, as inscrições para o preenchimento de quatro Bolsas de Apoio Técnico na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - FACISA, em Santa Cruz/RN. As bolsas ofertadas visam alocar alunos que cursam Administração, Turismo ou Letras para desempenharem atividades de apoio técnico administrativo nas dependências da referida Unidade, conforme disposição a seguir:

  •  01 vaga para a Secretaria Geral da FACISA, Campus de Santa Cruz, no período matutino, das 07:30 às 11:30h, de segunda à sexta-feira, para a realização de atividades de apoio administrativo. 

  •  01 vaga para a Biblioteca Setorial da FACISA, Campus de Santa Cruz, no período vespertino, das 13:00 às 17:00h, de segunda à sexta-feira, para a realização de atividades de apoio administrativo. 

  • 01 vaga para o NDE e Comitê de Ética em Pesquisa da FACISA, Campus de Santa Cruz, no período matutino, das 07:30 às 11:30h, de segunda à sexta-feira, para a realização de atividades de apoio administrativo.  

  • 01 vaga para a Secretaria de Pós-Graduação da FACISA, Campus de Santa Cruz, no período matutino, das 07:30 às 11:30h, de segunda à sexta-feira, para a realização de atividades de apoio administrativo.  

    Os interessados podem se inscreverem através do SIGAA, no menu Bolsas. 

    Mais informações através do e-mail: secretaria@facisa.ufrn.br

Vestibular UERN

COMPERVE/UERN antecipa divulgação da concorrência do PSV 2013

A Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE/UERN) antecipou a divulgação da concorrência do Processo Seletivo Vocacionado 2013 (PSV 2013). A previsão era de que essa divulgação ocorresse somente a partir do dia 15 de fevereiro.

Com 1.862 candidatos inscritos, o curso de Medicina lidera a concorrência geral com 143,23 candidatos por vaga. O segundo curso mais concorrido é o de Direito (2º Semestre) do Campus de Natal, com 47,05 candidatos por vaga. Em terceiro lugar aparece Odontologia, do Campus de Caicó, com 42 candidatos por vaga.

Entre os cotistas, o curso mais concorrido continua sendo o de Medicina com 31,3 candidatos por vaga, em segundo lugar aparece Odontologia (Caicó) com 20,9 candidatos por vaga e em terceiro Serviço Social com 18,39 candidatos por vaga.

Recém-criado, o curso de Ciência e Tecnologia teve um total de 402 inscritos, sendo o segundo mais concorrido do Campus de Natal. Na concorrência geral são 16,08 candidatos por vaga, entre os cotistas essa concorrência cai para 7,68.

O professor Egberto Mesquita, coordenador da COMPERVE, informa que nesta sexta-feira, dia 15, será disponibilizada a lista com a relação dos candidatos beneficiados com o Sistema de Cotas e a respectiva escola onde o candidato concluiu o Ensino Médio. O objetivo é fazer com que qualquer pessoa possa verificar as informações cedidas pelos candidatos. Caso haja divergência, as pessoas poderão identificar e denunciar à COMPERVE.

São ofertadas 2.602 vagas nos cursos de graduação da UERN. As provas do PSV 2013 serão realizadas nos dias 3 e 4 de março simultaneamente nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó.

CARTÃO - A COMPERVE informa que a partir do dia 19 de fevereiro serão liberados os cartões de identificação dos candidatos, que contêm os dados pessoais dos candidatos e o local de prova. O candidato deve colar uma foto 3x4 no cartão, foto recente datada a partir de 2010.

Clique abaixo e veja a concorrência:

CONCORRÊNCIA GERAL
CONCORRÊNCIA COTAS


Fonte: Assessoria UERN